sexta-feira, 12 de outubro de 2007

As cidades devem ser sustentáveis


Segundo o professor do programa de pós-graduação da engenharia civil da Ufrgs, Miguel A. Sattler, que participou da conferência Cidades Sustentáveis, no 2º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, as cidades devem ser projetadas com potencial de sustentabilidade. Entre os temas abordados a acessibilidade aos alimentos, a contaminação das águas que será extremamente grave daqui a alguns anos e o uso das tecnologias para a preservação do meio ambiente.


É importante pensar as cidades daqui a 30 ou 40 anos, estamos degradando o planeta que é a nossa casa, afirmou. Todos as cidades devem ser sustentáveis, é importante nos preocuparmos com a contaminação da água e dos alimentos. Com as tecnologias existentes, a contaminação das águas poderia ser zero.


Para ele, a produção dos alimentos deve estar próxima às comunidades e como conseqüência haverá menos consumo de combustível, com a redução dos transportes. Segundo Miguel, não existem resíduos, mas recursos muito mal aproveitados. “O lodo, se tratado, se transforma em biofertilizante”, lembrou. Já o lixo pode ser transformado em gás, através de biodigestores.


Lembrou ainda que as cidades estão no limite do consumo. E deve-se mudar hábitos diários como o consumo de sacolas plásticas.

Nenhum comentário: