domingo, 29 de novembro de 2009

Good copy bad copy

Documentário realizado na Dinamarca sobre os novos usos do consumo musical no mundo. Trata da pirataria, do direito de reprodução - copyright, os sampling e as diversas formas de compartilhamento de arquivos. Estão alí depoimentos do presidente da International Federation of the Phonografic Industry John Kennedy que defende o controle das editoras sobre o acesso à música, enquanto o grupo The Pirate Bay acredita no livre compartilhamento do consumo cultural. Mostra a economia da música descentralizando.

O desenvolvimento tecnológico permitiu a troca de arquivos, mas também deu ferramentas para novas formas de expressão. Good copy, bad copy retrata o processo de criação, do hibridismo de ritmos, onde através dos samples e novos programas de audio, pode-se clonar e recriar bases dentro de uma grande bricolagem. O DJ Girl Talk misturou canções dos Beatles com batidas de hip hop, e se tornou um fenômeno que se espalhou rapidamente pela rede.

A cena de Belém do Pará também está retratada; seus Djs, suas festas e como seus produtores reformularam o acesso ao entretenimento a um público de baixa renda. Há entrevistas com o produtor nigeriano, Charles Igwe onde o preço do Cd original é o mesmo do pirata, além de depoimentos com fundamentação teórica de doutores, como Lawrence Ferrana diretor do departamento de música da NYU. É um documentário que relata um novo momento histórico e social, dos usos musicais, sua produção e controle.

3 comentários:

Lawrence David disse...

Muito bom, tem uma good copy desse aí pra me fornecer? Já Viram Cadillac Records? Bjs.

Please, Donate Bitcoin disse...

PArece interessantissimo!

Lawrence David disse...

Olá, Paola, qualquer hora eu e a Inezita vamos aí levar umas fotos pra vocês! estou com um blog novo só sobre educação. É http://odiariopedagogico.blogspot.com
Beijos!